A manutenção predial, como o próprio nome sugere, é uma manutenção realizada em edifícios.
Contudo, a principal diferença entre esse tipo de manutenção e as checagens que são realizadas de tempos em tempos e que tendem a ser mais simples, é que a manutenção predial engloba uma série de fatores que envolvem diversos sistemas do prédio.
Dessa maneira, toda a infraestrutura do edifício passa por reparos, desde os sistemas elétricos, até os hidráulicos, passando também pelos sistemas de proteção contra incêndio e de demais seguranças. Outros pontos que também são checados é a climatização e parte de comunicação da construção.
Outra diferença da manutenção predial é o seu objetivo. Enquanto manutenções mais básicas têm como função consertar problemas já existentes, a manutenção de tipo predial tende a conservar todo o edifício para evitar que problemas mais sérios apareçam a longo prazo.
Por que esse tipo de manutenção é importante?
Muitas cidades do Brasil possuem prédios que estão, no mínimo, malconservados. São Paulo, por exemplo, conta com muitos edifícios na região central que estão abandonados e correm severo risco de desabar.
Mesmo prédios que não estejam de fato abandonados podem estar prejudicados de alguma maneira, oferecendo severo risco aos seus moradores e também aos frequentadores de locais próximos à construção.
Por essa razão, proprietários que ignoram e preferem não realizar a manutenção predial de tempos em tempos podem receber multas. Em casos de acidentes mais graves, também é possível que ele seja levado à justiça para responder por diversos crimes.
Como tornar possível a redução de custos durante a manutenção predial?
Muitos proprietários optam por não realizar a manutenção predial por conta do seu alto custo.
Entretanto, existem maneiras de fazer com que esse tipo de manutenção não se torne algo tão pesado para o bolso.
Um exemplo é sempre realizar manutenções preventivas em setores diferentes do edifício. Dessa maneira, quando a manutenção predial realmente precisar ser feita, os técnicos não encontrarão tantos problemas para serem consertados.
Além disso, outra dica é apostar em uma empresa que realize todos os serviços incluídos nessa manutenção. De tal modo, é possível evitar diversas questões burocráticas e a necessidade de contratar mais de uma empresa para exercer funções diferentes.
Ter em mente que a conservação do prédio também é um meio de economia é outro ponto fundamental para gastar menos dinheiro no final das contas. Se o edifício for residencial, também é importante que os moradores estejam engajados na conservação de seus determinados apartamentos e nas áreas de convivência em geral.
Quer saber mais informações? Então contate a Sannor!
Se você está procurando por uma empresa especializada para realizar a manutenção predial em seu edifício, saiba que a Sannor é a melhor opção!
Contamos com profissionais especializados, que estão completamente preparados para melhor te atender e propor ótimas soluções que cabem no seu bolso.
Para saber mais informações, não perca a oportunidade de entrar em contato conosco, esclarecer todas as suas possíveis dúvidas e solicitar o seu orçamento agora mesmo!