A construção civil é cercada de etapas, como o desenvolvimento do projeto, passando pela conquista do alvará para que a obra possa ser tirada do papel. Quem muitas vezes fica de lado neste procedimento são as máquinas.
Tão importantes em uma obra, muitas vezes não são armazenadas de maneira adequada. Aqui vamos contar tudo sobre este assunto e as normas de segurança para evitar embargo na obra.
Onde as máquinas devem ficar?
Conforme a NR12, os pisos dos ambientes de trabalho onde estão instaladas as máquinas e equipamentos precisam ser vistoriados e limpos, para que fiquem livres de graxas e óleos. Diz ainda que a área de circulação em torno das máquinas e dos equipamentos devem ser dimensionadas de uma maneira que os profissionais possam se locomover de modo tranquilo.
É exigida uma distância mínima entre máquinas e equipamentos de pelo menos 0,70m, indo até 1,30m. É solicitado também que existam áreas destinados aos corredores e armazenamento de materiais. Os espaços devem estar de acordo com o tipo de máquina utilizada na construção.
Você pode não ter entendido isso muito bem, ainda assim, é uma exigência feita às empresas que trabalham com a construção civil, para evitar multas e até mesmo embargo da obra.
É importante que fiquem no lugar certo
O armazenamento é fundamental para garantir a boa conservação dos equipamentos utilizados na obra. As ferramentas de pequeno porte devem ser mantidas em lugares secos e protegidos da umidade, principalmente aquelas elétricas.
A betoneira deve ser guardada com a boca virada para baixo, impedindo o acúmulo de água e a entrada de animais. Quando ela não é armazenada do modo certo, pode apresentar prejuízo a saúde dos funcionários e também para a obra.
Funcionários devem ser preparados
Além de armazenar as máquinas de maneira adequada, é importante que os funcionários saibam lidar corretamente com estes equipamentos, para evitar problemas de funcionamento e outras condições que possam atrasar a construção do pavimento. Alguns deles podem ter hábitos brutais e não dão atenção que a máquina precisa, o que leva ao desgaste de peças e quebras.
Uma das melhores opções é oferecer um treinamento aos operadores, para os que recém entraram na empresa e também para os mais velhos. A empresa que trabalha com uma cultura bem organizada consegue manter o seu cronograma em dia e muitas vezes entrega a obra antes mesmo do prometido em contrato.
Alguns equipamentos possuem legislação específica de uso, é preciso que todos profissionais estejam atentos e cumpram as exigências. Uma empresa grande certamente terá estes equipamentos próprios, dando proteção aos funcionários.
A Sannor tem as melhores máquinas
Não importa qual seja o tipo de construção que você está planejando fazer, a Sannor conta com um excelente maquinário, preparado para lhe atender da melhor maneira possível. Para mais informações, entre em contato e peça um orçamento, vamos tirar esse projeto do papel.