O uso da iluminação natural é algo que vem sendo visto em diversos projetos de muitos arquitetos. Pois traz muitos benefícios e o ambiente fica com uma aparência bonita.
É uma estratégia que tem como foco usar a luz do sol para iluminar os espaços internos. De modo que seja feito um bom proveito do recurso.
Além disso, a sensação de conforto que essa técnica passa é muito boa. Mas para utilizar da luz natural é preciso avaliar alguns fatores.
Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra como levar essa técnica para a sua casa e conheça alguns benefícios que ela passa.
Benefícios da iluminação natural
Quando se fala em usar a iluminação natural, quer dizer que vamos utilizar a luz do sol. Onde seu uso será para iluminar cômodos de um imóvel.
Mas, como fazer isso? Bem, é preciso fazer um projeto onde o terreno será avaliado, assim você poderá ver a posição dele com relação ao sol.
Ao fazer isso será possível fazer bom proveito dessa luz nos ambientes que irão precisar ser iluminados. Por isso na hora de optar por um imóvel com essa opção de iluminação, fique atento a essa questão.
Além da estética, fazer uso da luz solar traz muitos benefícios, um deles é a economia de energia elétrica. É claro que não vamos deixar de fora as demais vantagens dessa técnica.
Afinal, existe uma comprovação científica de que os seres humanos precisam da luz solar. Pois ao ter contato com essa luz natural o corpo produz a vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio que fortalece os ossos.
Outro ponto que vale a pena ser mencionado, é que no inverno o vidro transforma o local em uma espécie de estufa natural. Dessa forma o ambiente fica aquecido.
Mas, no verão esse vidro ao receber a luz do sol deixa o ambiente mais quente. Por conta disso é preciso fazer uso de ventiladores ou ar-condicionado.
Logo é preciso utilizar um vidro laminado ou temperado. Pois eles têm a capacidade de filtrar os raios do sol que irão entrar no ambiente, assim o local terá uma proteção e não ficará super quente.
Aqui no Brasil temos uma grande vantagem, pois é um país que colabora para o uso da iluminação natural. Visto que possui uma temperatura alta na maior parte dos estados. Os arquitetos só precisam investir na técnica, que como pudemos ver tem muitos benefícios.
3 benefícios da luz natural
Se mesmo com tudo que falamos você ainda não se convenceu dessa ideia de luz natural, é só relaxar. Pois vamos deixar aqui, mais 3 benefícios de investir nessa técnica.
- Otimiza recursos: é fácil de instalar e requer poucas vezes de manutenção, fazendo com que dure por mais tempo. Por conta disso os recursos financeiros são otimizados e direcionados para outras prioridades;
- Economia de energia: por usar iluminação natural o uso de energia elétrica é quase nulo. Dessa forma você economiza mais bastante e pode aplicar esse dinheiro em outros gastos da casa;
- Sustentabilidade: é uma opção que não agride o meio ambiente. Como foi dito acima, o Brasil tem muito para explorar nesse sentido e sem causar danos a natureza.
Portanto, que tal apostar na luz natural para deixar seu imóvel mais bonito e visualmente confortável. Os benefícios são muitos e sua casa irá ficar linda.
Seja no inverno ou no verão a luz natural é uma ótima opção. O sol faz bem para o ser o humano, mas não em excesso, por isso que luz deve ser bem direcionada, mas com um bom planejamento pode funcionar.
Gostou desse conteúdo? Convidamos você a conhecer a Sannor, que oferece um serviço único e de qualidade. Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar.