Todo mundo já ouviu falar que casa é coisa para a vida toda, não é mesmo? Pois é, os imóveis de uma maneira geral são feitos para durar anos e anos de maneira eficaz e segura, sem apresentar riscos ao morador. No entanto, para que isso ocorra, é preciso levar em consideração também a chamada manutenção predial.
A manutenção predial é nada mais nada menos do que um conjunto de atividades que tem como objetivo avaliar e inspecionar a qualidade do imóvel. Ela é feita para garantir que uma residência ou estabelecimento comercial, construído há anos, ainda esteja em plenas condições de ser habitado e não precisa de uma única modificação.
No entanto, a dúvida de muitas pessoas é justamente: como saber que está na hora de fazer a manutenção predial? Afinal de contas, é comum que continuemos morando em uma residência e só paremos para dar a atenção em possíveis problemas uma vez que eles se transformam em um incômodo.
Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de manutenção predial e, principalmente, a hora certa de realizá-las. Além disso, falaremos também sobre a importância de realizar manutenções para garantir a segurança e qualidade de uma residência com o passar dos anos.
Quais são os diferentes tipos de manutenção predial?
Por mais que a manutenção predial tenha um único objetivo, garantir a vida útil, segurança e estabilidade do imóvel, não existe apenas um tipo a ser executado. Afinal de contas, são vários os tipos de avaliações e inspeções em uma residência, algumas de maior e outras de menor complexidade.
1 – Manutenção predial preventiva
A manutenção predial preventiva é aquela que é realizada periodicamente, ou seja, de tempos em tempos. Ela também tem como principal objetivo preservar e prolongar a vida útil de uma edificação, no sentido de antecipar o possível surgimento de problemas, e deve constar no chamado “plano de manutenção predial”.
Alguns exemplos de manutenção predial preventiva são a limpeza de caixa d’água, checagem das redes elétricas, pinturas de fachadas e muito mais. São justamente aquelas ações que devem ser feitas de tempos em tempos para garantir que não há nada de errado e evitar maiores problemas.
A manutenção predial preventiva é indispensável para garantir a qualidade de um imóvel ao longo dos anos. Ela também pode ajudar o morador a economizar um dinheiro ao antecipar possíveis problemas que, se não tratados inicialmente, podem se tornar um incômodo maior.
2 – Manutenção predial corretiva
Já a manutenção predial corretiva são aquelas ações realizadas de forma emergencial para corrigir um problema não identificado anteriormente. São correções que não estavam no planejamento mas que precisam ser feitas por conta de falhas ou desgastes em determinadas partes do imóvel.
Sempre que aparece surge um problema de surpresa no imóvel, é preciso realizar uma manutenção predial corretiva. Rachaduras, vazamentos, infiltrações, erros de climatização e até mesmo desconexão em instalações hidrossanitárias são alguns dos problemas que geralmente surgem de última hora e precisam ser corrigidos emergencialmente.
3 – Manutenção predial preditiva
A manutenção predial preditiva é bastante semelhante à preventiva. A diferença, no entanto, é que neste caso é o que é levado em consideração é o desempenho de um equipamento e não o tempo entre as avaliações. Sendo assim, uma ação preventiva em relação às válvulas de descarga é feita quando elas apresentam queda de desempenho, e não de três em três anos, por exemplo.
Mas afinal de contas, quando fazer uma manutenção predial?
Como existem diversos tipos de manutenção predial, a hora correta para fazer cada uma vai variar bastante. A manutenção predial preventiva, por exemplo, pode ser feita de seis em seis meses, a cada um ano ou a cada dois anos. Tudo irá depender do tipo de análise que será feita.
Instalações elétricas, por exemplo, devem ser inspecionadas a cada dois anos conforme a norma. No entanto, caso surja um problema de última hora ou haja a queda de desempenho, pode ser feita uma manutenção predial preditiva ou corretiva.
Já a limpeza da caixa d’água, que também é um tipo de manutenção predial, precisa ser feita a cada seis meses. O certo é fazer inspeções na rede elétrica e hidrossanitária com maior frequência e deixar para realizar pinturas e outras questões de forma mais esporádica.
Conte com a Sannor Engenharia
Se você está pensando em construir e não pretende ter dor de cabeça com esse processo, saiba que a Sannor Engenharia pode lhe ajudar. Composta por profissionais extremamente capacitados, a empresa é referência no mercado da construção civil e trabalha com um conceito de obra limpa, em que o conforto dos clientes é a prioridade.