A sustentabilidade em obras é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido. Pois o setor de construção civil, embora seja um dos mais vitais para a sociedade, é também o que mais usa fontes não renováveis em seus projetos.
Continue lendo este conteúdo para ver quais são os benefícios de obras sustentáveis e qual a sua importância na construção civil!
O que é sustentabilidade?
Em linhas gerais, é possível definir a sustentabilidade como um conjunto de ações que visam à conservação do meio ambiente no dia a dia. Na construção civil, existe a busca por preservar a natureza e seus recursos não renováveis, mas de acordo com todas às necessidades da sociedade.
O principal objetivo é trocar os recursos não renováveis por recursos renováveis, além de usar de modo consciente quando não é possível fazer a troca. Um bom exemplo são as construções com painéis fotovoltaicos, que capturam a luz solar para gerar energia de forma limpa e renovável.
Sendo assim, há três áreas que são consideradas como os pilares da sustentabilidade, que são:
- Social;
- Ambiental;
- Econômico.
É preciso aplicar essas três áreas de modo integrado para obter impactos positivos em relação a:
- Saúde;
- Educação;
- Natureza;
- Sociedade;
- Empresas;
- E nos âmbitos de bens e serviços.
Quais são as vantagens da arquitetura sustentável?
Há uma série de vantagens em relação às obras mais sustentáveis. Como você já deve saber, a construção civil é o ramo que mais gera resíduos e consome recursos não renováveis em nosso país.
Portanto, adotar medidas mais sustentáveis pode ser vantajoso para todas as pessoas envolvidas. Pois, ao adotar a ideia de obras sustentáveis, é possível economizar mais, desde o planejamento até a execução das obras, ainda mais ao longo prazo.
Confira logo abaixo algumas vantagens de obras sustentáveis:
- Reduz o consumo de energia;
- Diminui resíduos;
- Protege o ecossistema;
- Melhora a qualidade do ar e da água;
- Reduz custos na operação do edifício a longo prazo;
- Melhora o conforto, bem-estar e produtividade dos ocupantes;
- Traz vantagens competitivas no mercado de imóveis, tendo em vista que o público cada vez mais leva em conta práticas sustentáveis na decisão de compra;
- Garante uma melhora na saúde, na qualidade de vida e conforto dos habitantes.
Além de beneficiar a natureza e reduzir os custos operacionais, uma obra sustentável ainda pode ser um investimento muito mais rentável em comparação com construções comuns.
E, além disso, tornar a obra mais sustentável através de vários métodos tende a elevar muito a qualidade das construções e atrair o olhar de clientes em potencial, que fortalece a sua marca.
Quais são os objetivos do design sustentável?
O principal objetivo de uma obra sustentável é criar ambientes confortáveis para as pessoas ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais.
Esse fator pode estar presente de várias formas, seja na escolha dos materiais, na escolha de projeto (orientação, aberturas, etc.), no uso de recursos e inclusive nos meios de construção.
Um projeto assertivo em relação a sua função e fatores ambientais pode afetar de forma positiva a saúde e qualidade de vida dos ocupantes. Fazer um projeto de forma eficaz e inteligente é fazer uso de soluções integradas e tecnologias sustentáveis.
Caso você precise de ajuda com o seu projeto, você pode contar com a Sannor, ficaremos felizes em ajudar., uma empresa especializada em projetos corporativos, hospitalares, entre outros. Continue navegando pelo site para conhecer mais sobre os trabalhos!