Reformas em áreas comuns de condomínio podem sim ser realizadas, as quais podem ser até mais normais que imaginamos. Essas ações, mesmo que não intencionadas inicialmente por todos, podem afetar de alguma maneira todos os moradores, como através da valorização do espaço comum.
Em condomínios, as obras mais aceitas estão entre aquelas que promovam algum benefício amplo, atendendo a grande maioria dos moradores. Deste modo, facilitam também as tratativas e aprovações que envolvam a assembleia do condomínio, responsável por determinar a resposta final das ideias propostas.
Fatalmente, a situação não pode ser regularizada apenas pelo síndico do condomínio, mas também pelos moradores. É importante verificar se há também determinações municipais específicas ou horários e dias restritos para tais atividades.
O que configura um condomínio?
De forma simples, podemos definir que a criação de condomínio se dá no momento que mais de uma pessoa exerce direito sobre dado bem. Tecnicamente, é exatamente dessa forma que se apresentam os condomínios dentro da construção civil.
As determinações em um condomínio são tratadas previamente no momento da compra, o que garante um comprometimento maior das pessoas que realizarem o processo aquisitivo. Condomínios não se configuram com finalidade específica e podem ser divididos em diferentes funcionalidades, como residenciais, comerciais ou mistos, por exemplo.
Um condomínio se constitui de espaços privativos dos proprietários, junto das áreas comuns. De certa forma, independente se o ato de reformar for privado ou comum, ele deve ser antecipadamente comunicado aos demais proprietários. Com isso, percebemos que os condomínios são capazes de manter o bom funcionamento do meio comunitário.
Quando fazer reforma em área comum de condomínio?
As reformas em área comum podem acontecer em duas oportunidades, com intuito próprio do síndico, ou por vontade de algum morador. Por parte do síndico, comumente são iniciadas aquelas obras com caráter obrigatório. Pelo lado dos moradores, iniciam-se no intuito de modernizar ou ajustar de acordo com seus gostos.
Dito isso, obras em condomínio devem respeitar sempre as liberações necessárias, obedecer aos prazos e determinações contratuais. Reformas em áreas comuns precisam de atenção redobrada ao projetar, pois podem prejudicar a rotina de diversas pessoas.
Em relação a horários, eles podem variar de acordo com a rotina comum de cada condomínio. Por exemplo, em áreas residenciais, o horário comercial é o mais utilizado, pois significa que nesse momento mais moradores estão fora de suas casas.
Quais as obras em área comum que mais são feitas?
Obras em áreas comuns são mais frequentes que imaginamos, por isso é importante entender os locais em que isso pode ocorrer. De certa forma, o síndico é quem indica a maioria das reformas, as quais costumam ser em garagens, áreas de lazer, salão de festas etc.
Para que esses projetos sejam realizados da melhor maneira e suas ideias sejam tratadas de acordo com as reais necessidades, conte conosco da Sannor. Aqui, você encontra atendimento com pessoal experiente nos mais diversos assuntos da engenharia. Entre em contato!