3 dicas para evitar desperdício em obras

Os valores finais em uma obra são constituídos através de uma série de fatores, visto que envolvem planejamento, mão-de-obra, materiais e custos com órgãos competentes. Para isso, evitar desperdícios é a chave para que esse montante não aumente e possa prejudicar o orçamento inicial planejado para a construção.

Há maneiras simples e muito práticas de manter a obra com suas atividades funcionando em estado pleno e iremos ajudar você nisso. Além do desperdício, o reaproveitamento de alguns materiais pode ser uma solução para que haja economia na obra e isso também pode ser pensado antecipadamente.

O que é desperdício em obra?

Primeiramente, para que você tenha um melhor entendimento de como evitar os desperdícios, devemos entender do que se trata essa relação. Desperdícios na obra são, por sua vez, todos aqueles dispêndios que acabam se tornando perdas, seja por uso em exagero ou erros que causem retrabalho.

Na obra, há pontos que podem ser destacados como os principais responsáveis por causar desperdícios e iremos te ajudar a evitar. Então, podemos citar a compra de materiais e equipamento sem pesquisa de preço. Assim como utilização de materiais em excesso, atividades feitas de maneira errada que causam retrabalho.

A questão do retrabalho é interessante de se pontuar, pois, isso consequentemente irá resultar em atrasos no progresso do projeto. Além disso, matéria-prima, mão-de-obra e tempo serão necessários para a correção, gerando um gasto duplicado e desnecessários, os quais podem e devem ser prevenidos.

3 dicas para evitar desperdício em obras

A relevância das dicas abaixo é enorme, podemos considerá-las como pilares para que o seu projeto de construção prossiga com o sucesso desejado. A probabilidade de assertividade em todo o período que será feita a obra aumenta se você as entender e segui-las.

1 – Planejamento inicial

O planejamento inicial começa com o staff, essa equipe será a responsável por construir uma base forte de ideias, colocando em prática posteriormente no projeto. Nessa etapa, os custos devem ser analisados em consonância com obras passadas e estudo de mercado, além de escolher as empresas certas, bem como pessoas

2. Treinamento

Treinamento e capacitação de pessoal é a chave para que os desperdícios sejam evitados ao máximo, sendo que essa etapa deve estar estruturada no planejamento. Antes mesmo de começar a obra, os profissionais devem estar cientes das melhores práticas, conhecendo também a sua empresa, como horários de trabalho, por exemplo.

3. Supervisão

A supervisão entra quando começa o trabalho construtivo e nesse ponto, podemos evidenciar a importância do planejamento e treinamento. Aliás, a supervisão deve ser consistente e esses colaboradores serão os responsáveis por verificar o andamento, além de identificar falhas que possam ter ocorrido inicialmente.

Conte com a Sannor

Possuímos profissionais capacitados com inteligência em engenharia, capazes de ajudar em todas as etapas do seu projeto. Entre em contato e entenda a importância da gestão e execução dos seus projetos construtivos.