Obras noturnas são aquelas realizadas fora do horário comercial. Em alguns casos, precisam ser feitas nesse período do dia, como por exemplo em empresas, para evitar que o atendimento aos clientes seja prejudicado. Além disso, existem normas que devem ser seguidas em condomínios.
Como funciona uma obra noturna?
As obras noturnas devem seguir algumas regras, como a famosa Lei do Silêncio e também o limite de decibéis que podem ser atingidos durante a noite. Além disso, uma obra noturna deve ser feita com boa iluminação, para que os serviços fiquem com a qualidade necessária.
1 – Lei do Silêncio
A Lei do Silêncio é algo municipal, então as normas que devem ser seguidas podem mudar de uma cidade para outra. Dessa forma, cada município tem a sua própria regulamentação. De modo geral, é a responsável por determinar os horários em que ruídos devem ser evitados.
Se a obra for realizada em algum condomínio, possivelmente precisará respeitar determinados horários. Além disso, quem não cumprir o regulamento interno poderá ser punido. O síndico é o responsável pelo Código Civil, colocando em prática determinadas penalidade para quem não segue as regras.
De modo geral, o horário padrão para obras é das 8h às 17h. Mas, isso pode variar de acordo com o regimento interno de cada condomínio. Entretanto, se for necessária a realização de uma obra durante a noite, é preciso tomar cuidado com o barulho excessivo.
2 – Limite de ruídos
É fundamental contratar uma empresa que já tenha habilidade com obras noturnas, para que tudo possa sair do papel da melhor forma possível, sem desrespeitar as regras. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece índices de ruídos para determinados períodos do dia.
Dessa forma, das 7 às 20h, são permitidos 55 decibéis, conforme a Norma Brasileira (NBR) 10.151/2000. Já para o período das 20h às 7h, é determinado o limite de 50 decibéis.
Pode parecer pouca a diferença do período noturno para o diurno, mas faz diferença em uma obra. Essa é uma dica que precisa ser seguida, para evitar transtornos e até mesmo multa dos órgãos competentes.
3 – Iluminação
Essa dica vale principalmente para obras novas. Como está noite, a iluminação é reduzida, então uma torre pode ser utilizada para deixar o ambiente mais claro. Ela oferece alguns benefícios interessante, como aumento na produtividade e segurança para os funcionários envolvidos.
A torre de iluminação é capaz ainda de reduzir os riscos de acidentes e é um equipamento com fácil mobilidade. Por isso, é importante contratar uma empresa que leve em consideração a iluminação no momento de uma obra, como é o caso da Sannor.
Obras noturnas podem ser complicadas quando não são realizadas por profissionais que entendem do assunto. Se você quer garantir o melhor serviço do mercado, entre em contato agora mesmo com a Sannor. Contamos com profissionais especializados em várias áreas, solicite um orçamento!