Atualmente, o mercado de trabalho se encontra mais organizado e estratégico do que já foi um dia. Isso implica, portanto, nos resultados de projetos previstos e esperados de uma determinada companhia.
Por essa razão, o termo gerenciamento de projetos se tornou muito popular nos últimos tempos e fez com que empresas criasse setores especializados, cuja competência está ligada diretamente à todo o planejamento, toda elaboração e toda conclusão de projetos.
É claro que mesmo com todos esses fatores, ainda é muito difícil fazer com que um projeto seja finalizado de maneira perfeita e ainda existem muitos erros básicos, mas que podem ser facilmente resolvidos.
A Sannor separou para você os cinco erros mais comuns que acontecem durante o gerenciamento de um projeto. Confira!
Falta de planejamento
Em tudo o que fazemos, planejar é essencial. Durante o gerenciamento de um projeto isso não é diferente.
Essa etapa deve ser trabalhada antes de qualquer outro tipo de ação, afinal, é nela que as atribuições serão formalmente distribuídas, assim como todas as próximas fases da atividade e as datas limites para as entregas.
Contudo, é comum que aconteçam falhas durante o planejamento e elas podem ter grande impacto no final do projeto, ou até impedir que ele seja finalizado.
Por essa razão, é de extrema importância que o momento do planejamento seja feito com calma, cuidado e competência, a fim de evitar uma série de problemas graves.
Falta de comunicação
Assim como o planejamento, a comunicação também é peça chave para qualquer trabalho que realizemos. Na organização de um projeto, então, ela é totalmente indispensável.
Quando não há comunicação, as chances de erros e decisões equivocadas são maiores, o que não pode acontecer em hipótese alguma, principalmente em empresas que queiram fazer com que seus nomes cresçam no mercado.
Por isso, é essencial que a hierarquia seja previamente delimitada e todos os colaboradores tenham em mente à quem eles devem recorrer em casos de dúvidas, problemas ou sugestões de melhorias.
Mudanças no espoco do projeto
O escopo de um projeto funciona como uma bússola para guiar todos os responsáveis que estarão trabalhando nas atividades. Ele deve ser organizado e redigido durante o planejamento e o alterado o menos possível no decorrer dos trabalhos.
Entretanto, é impossível que não haja mudanças com o passar do tempo. É natural que imprevistos aconteçam, por exemplo. E é normal, também, que elas sejam consideradas durante a criação do escopo.
O que um gerente de projetos precisa ter em mente é que a cada alteração feita no escopo, há muita probabilidade de que o prazo final fique mais extenso e os custos aumentem, o que nunca é bem visto pelos clientes.
De tal modo, é responsabilidade desse gerente tentar contornar a necessidade de mudanças o máximo possível ou torná-las menos prejudiciais para o projeto.
Não trabalhar em equipe
Em todo projeto, a divisão hierárquica deve ser clara para estabelecer limites, funções e competência no geral.
Contudo, saber trabalhar em equipe é essencial, visto que ser rude e transmitir um ar de superioridade apenas irá atrapalhar o rendimento dos demais funcionários, que podem se sentir incomodados ou até com pouca vontade de continuar trabalhando.
Não assumir a possibilidade de riscos
Seres humanos erram. É algo extremamente comum e que deve sim ser considerado durante o planejamento de quaisquer tipos de projetos.
Se o erro não for previamente assumido, quando (e se) ele acontecer, os impactos serão ainda maiores e mais danosos.
Por isso, qualquer gerente de projetos precisa ter em mente que errar não é um fracasso; mas não admitir a possibilidade de um erro, por outro lado, pode ser.
Para saber mais sobre gerenciamento de projetos e como a Sannor presta um serviço de excelência, entre em contato conosco agora mesmo.