Ajustes no cronograma, como são feitos?

O cronograma deverá ser elaborado para oferecer vantagens durante todo o desenvolvimento do projeto. Com ele é possível concluir a obra no período planejado, desde que as coisas não saiam do controle. É preciso ter conhecimento sobre os custos e o gerenciamento das etapas. Ainda assim, problemas podem surgir e você terá que superar.

Para que serve um cronograma?

É difícil encontrar um projeto que ficou bom sem um planejamento por trás. O cronograma serve para isso, definindo os prazos para cada uma das etapas da obra, dando um período de folga entre uma parte e outra, para que não atrase, mas se isso acontecer ainda é possível ajustar. Com o cronograma menos problemas irão aparecer.

Posso ajustar o cronograma?

Sim. Porém, quanto menos ajustes forem feitos depois que a obra já estiver ocorrendo, mais preparada estará a construtora para lidar com imprevistos, algo comum na construção civil. Pense em tudo no momento da elaboração do cronograma, evitando aborrecimentos e demora na entrega das chaves.

Duração de cada atividade

Ajustes são comuns em obras longas. Se a construção de um prédio deveria ocorrer em 36 meses, mas o cronograma apontou 40 meses, então as atividades deverão ser feitas de maneira mais rápida. Realizar mais de uma etapa por vez pode solucionar este problema, desde que uma não atrapalhe a outra.

Neste item devemos citar que essa questão deve ser debatida antes do cronograma final ser fechado.

Ajustes contra gastos

Em alguns casos o cronograma poderá ser ajustado já com a obra acontecendo, para reduzir os custos. Por exemplo, colocar as janelas muito cedo pode fazer com que elas fiquem sujas de cimento e gere gastos com a manutenção. Junto com os ajustes feitos pelo tempo de obra estão os ajustes por gastos exagerados. Devem ser feitos com cuidado, trazendo economia para a construtora e para o contratante.

Como evitar a demora?

A maioria dos ajustes são feitos em relação ao tempo de entrega. As construtoras que controlam o cronograma, atualizando as informações periodicamente e indicando os prazos para cada uma das etapas da construção, dificilmente atrasam. É interessante calcular novos prazos a cada bimestre ou trimestre, impedindo o atraso. Deixar um período folgado é outro fator para não causar atraso.

É preciso colocar o cronograma em prática

Seja com ajustes ou não, é preciso colocar o cronograma em prática, garantindo que a obra saia do papel conforme foi planejado e sonhado. Trabalhar com prazos flexíveis é interessante, garantindo a qualidade do serviço e proporcionando tranquilidade para o proprietário.

Procure quem entende do assunto

Não só para elaborar o cronograma ou fazer ajustes, a Sannor atua em todas as etapas de uma obra. Contamos com profissionais capazes de desenvolver o projeto desde a planta até a entrega das chaves. Se você está buscando uma opção de construtora, entre em contato e solicite um orçamento.