Hospitais são ambientes de extrema importância para assegurar a saúde vital humana.
Como são extremamente ativos e dificilmente podem fechar as portas para obras, as reformas feitas em hospitais devem ser pensadas de maneira especial para não afetar o seu funcionamento e preservar, também, a integridade dos pacientes e dos demais frequentadores.
Contudo, é impossível que um hospital nunca passe por reformas. Mesmo que todo o seu projeto inicial tenha sido pensado para atender várias necessidades à época, é imprescindível que, após alguns anos, a estrutura passe por uma reforma.
As obras podem ser para preservar a estrutura do prédio, modernizar equipamentos ou ampliar espaços para potencializar a capacidade máxima de pacientes.
Em todos esses casos, a única certeza é que a empresa responsável pela obra deve fazer um trabalho limpo e inteligente para possibilitar que os resultados sejam vantajosos.
Como deve ser feita a reforma de um hospital?
No geral, uma obra realizada em um hospital precisa seguir pelo menos esses pontos para assegurar o sucesso do projeto:
- Ser extremamente limpa;
- Ser rápida;
- Ser silenciosa;
- Ser pouco invasiva;
- Ser inteligente.
Tudo isso é fundamental para que o dia a dia de pacientes – que já podem estar apresentando problemas sérios – não seja ainda mais afetada. Nesses casos, toda a sensibilidade pode ainda não ser o bastante.
Além disso, quando falamos que a obra precisa ser inteligente, estamos citando desafios diários que os responsáveis pelo trabalho vão precisar encarar.
Por exemplo, ao mesmo tempo que a reforma precisa ser rápida, também há a necessidade de que ela seja fracionada. Afinal, é impossível interditar o hospital todo de uma vez, por essa razão, pequenas áreas são fechadas ao público aos poucos.
Outro ponto imprescindível é que a empresa responsável pela obra seja qualificada e comprometida com o projeto. Todo o material utilizado precisa ter qualidade alta e muita resistência, enquanto os profissionais escalados para trabalhar em todas as fases da obra também precisam ser especialistas em suas respectivas tarefas.
Tudo isso vai possibilitar que haja um tempo maior até haver a necessidade de outra reforma, o que é interessante para os gestores do hospital, que não querem, em hipótese alguma, que obras se tornem frequentes e atrapalhem o cotidiano de seus pacientes, funcionários e demais frequentadores.
Quais são as principais vantagens na reforma de hospitais?
Hospitais não podem ficar obsoletos. Portanto, o principal benefício em realizar uma reforma nesse tipo de ambiente é a modernidade.
Se a obra tem como objetivo ampliar espaços, é possível que novos aparelhos – mais tecnológicos e de ponta – sejam instalados.
Além disso, a sustentabilidade também é um dos pontos a ser analisado. Com um sistema mais novo, é possível fazer com que o hospital também se torne mais sustentável e, consequentemente, menos agressivo ao meio ambiente.
Outro fator a ser considerado é que dar uma aparência nova e mais limpa a um hospital sempre é importante para possibilitar que ele seja, assim, a primeira opção para aqueles que procuram por um atendimento médico e se importam com a aparência do local em que serão atendidos.
Para reformar um hospital a melhor opção é contar com a Sannor, entre em contato conosco agora mesmo.