O montante apurado no fim de uma obra se constitui após uma série de fatores que são levados em conta. Agora, iremos te mostrar maneiras para organizar e manusear os materiais, visto que a armazenagem é uma rotina de trabalho muito importante na construção.
Um dos principais pontos para que uma construção progrida bem, é a organização dos materiais utilizados, capaz de otimizar outros processos também. Além de evitar perdas e desperdícios para umidade, por exemplo, a má organização no armazenamento pode causar atrasos ou até mesmo acidentes de trabalho.
Por que é importante organizar o espaço da construção?
A organização dos materiais é de extrema importância e vai além de questões relacionadas ao desperdício e aumento do custo final. Além disso, falhas de planejamento e armazenagem podem causar grandes impactos no tempo previsto de conclusão, como a demora para localizar os produtos.
Ademais, isso faz com que o risco de acidentes de trabalho aumente, através da má estocagem e o trânsito de máquinas desorganizado.
Como organizar e armazenar material na construção?
Em uma construção, são muitos os materiais utilizados e cada um possui uma maneira diferente de estocagem, seja por tamanho ou liquidez de uso. Então, veja as principais dicas para que o seu canteiro de obras esteja sempre limpo e organizado, com a armazenagem correta.
Umidade: cimento, argamassa, rejunte e cal para obra são os materiais que devem ter seu armazenamento bem planejado para que fiquem longe da umidade. Em qualquer hipótese, não podem estar em contato com o chão ou descobertos.
Materiais com uso recorrente: pregos, parafusos, máquinas e equipamentos são comumente utilizados no canteiro de obras e seu acesso deve ser o mais livre possível.
Locais descobertos: para os locais descobertos, aconselhasse que pedras e areais sejam colocados, economizando os espaços internos, quando necessário ou não se tenha espaço. Sempre que possível, deixar em lugares planos, a fim de evitar o escoamento da matéria-prima.
Materiais que precisam de cobertura: mesmo que sejam colocados em áreas externas, telhas, tijolos e madeiras, devem ser tapados com lonas ou material similar. Isso faz com que esses materiais não se degradem com facilidade.
Como evitar desperdícios?
Evitar desperdícios na obra é muito importante para que o custo seja mantido e não haja perdas em relação aos ganhos inicialmente previstos. Para que o projeto siga bem, com uma rotina de trabalho linear, podemos destacar alguns pontos importantes para manter pleno funcionamento.
Primeiramente, deve-se ter um planejamento bem estruturado, com pesquisas de mercado para que se utilize produtos com o melhor custo-benefício. Treinamento e capacitação do pessoal que trabalhará na construção, bem como a supervisão das atividades, podem ser diferenciais que evitam o uso incorreto de recursos.
Para que sua construção conquiste os melhores resultados, nós da Sannor possuímos pessoal capacitado e com experiência de trabalho em diversos empreendimentos. Ajudamos você em todo o projeto, pensando exclusivamente para o seu negócio, solucionando tudo o que você precisa.