A manutenção de fachadas em condomínios é algo importante, para garantir uma boa estética e também a segurança para a construção. É algo que não deve ser tratado como um gasto, e sim como um investimento em segurança e necessário para um ambiente onde vivem diversas pessoas.
De modo geral, a manutenção condominial periódica é fundamental para que a vida dos moradores siga sem nenhum problema. Por isso, o síndico deve ficar atento a todas as responsabilidades legais que responde e agendar, de tempos em tempos, os serviços necessários para manter tudo 100%.
A fachada é a cara do condomínio
Conforme o artigo 1.348 do Código Civil, o síndico tem como responsabilidade “diligenciar a conservação e guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”. Ou seja, devem pensar em cuidar da fachada do condomínio, garantindo uma boa conservação estética e segurança para os moradores.
O problema é que muitos responsáveis agem apenas quando um problema aparece, necessitando da chamada manutenção corretiva. Por outro lado, a manutenção preventiva é aquela que evita o surgimento de problemas, acabando com eles logo no início. Assim, vale mais a pena cuidar de tempos em tempos do que esperar algo pior acontecer.
Os prédios que possuem uma fachada toda deteriorada não são nada atrativos para pessoas que pensam em comprar um apartamento por ali. Por isso, a manutenção deve fazer parte de um planejamento completo, seguindo um calendário definido previamente.
Como deixar sua fachada excepcional?
A necessidade de manutenção da fachada é algo que pode ser levantado nas assembleias com os condôminos, já que é algo que beneficiará todos os moradores do condomínio. Além disso, os custos da obra serão divididos entre eles.
A fachada é como se fosse o sorriso de um condomínio, e ninguém gosta de estar com os dentes sujos, certo? Em São Paulo, por exemplo, existe um decreto-lei que trata sobre as fachadas visíveis de logradouros públicos, indicando que devem ser pintadas ou lavadas pelo menos uma vez a cada 5 anos.
Quando reformar a fachada?
Para deixar sua fachada excepcional é preciso fazer um acompanhamento periódico, de 6 em 6 meses. Além disso, a cada 2 ou 3 anos é interessante fazer uma limpeza completa. É uma forma de identificar possíveis rachaduras e problemas estruturais no prédio.
Mas, se durante este período aparecer alguma trinca na estrutura, é melhor acelerar e buscar quem entende do assunto de maneira imediata. Pode não ser nada demais, mas pode ser um sinal de que o prédio está cedendo e que precisa passar por obras estruturais maiores.
Deixe a sua faixada excepcional com a ajuda da Sannor!
Se você acredita que chegou a hora de pintar a fachada do seu prédio ou de fazer uma reforma completa, a Sannor pode ajudar.
Nossa equipe é especializada nos atendimentos condominiais, então entregar o que a sua fachada está necessitando. Entre em contato agora mesmo e peça um orçamento.