O descarte correto de resíduos implica diretamente nos impactos causados ao meio ambiente. Desse modo, se ele estiver sendo realizado da forma certa, você contribuirá para a preservação da natureza. Por isso, vamos explicar aqui como descartar corretamente o entulho da sua obra.

Além disso, saiba o que é considerado entulho e qual a classificação para cada tipo de material. E ainda, veja as legislações que tratam sobre os entulhos de obras. Sendo assim, para ter todas essas informações, é só continuar lendo.

Como descartar corretamente o entulho da sua obra?

O entulho da sua obra é basicamente todos os materiais e resíduos decorrente da construção ou reforma, assim como, de demolições e escavações. Sendo assim, aqueles restos de tijolos, madeiras, gesso, areia, terra, papelão, plástico, e tudo o que sobrar da obra.

Dessa forma, todos os materiais devem ser destinados corretamente, para que possam ser reciclados, reaproveitados ou reutilizados. Portanto, com o descarte correto, é possível reduzir os impactos ambientais e diminuir os custos. Assim, as empresas praticam formas sustentáveis de descartar os resíduos.

Sendo assim, é necessário consultar a prefeitura da cidade onde está sendo realizada a reforma, para ver onde ficam os locais adequados para receber esses materiais. Além disso, se uma empresa especializada for contratada para descartar os entulhos, deve ser verificada a regularidade dela e se é licenciada.

Entenda a legislação

Existem diversas legislações que tratam sobre o entulho da sua obra. Dessa forma, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) abrange todas as competências e responsabilidades. Assim, elas são atribuídas e compartilhadas aos geradores, administradores e transportadores dos municípios responsáveis pelo gerenciamento dos resíduos das obras e construções.

E não são somente as leis que definem o descarte dos entulhos. Também há normas técnicas que tratam sobre isso. As NBRs de 2004, da 15112 a 15116 trazem informações técnicas e legais sobre a reciclagem, separação e o destino correto dos entulhos da obra.

Separe os resíduos

Os resíduos recicláveis são separados em classes, sendo elas:

A: todos os materiais provenientes da obra, pavimentação, solo, além de blocos, tijolos, telhas, concreto, argamassa e placas de revestimento;

B: plásticos, papéis, metais, vidros, madeiras e gesso;

C: materiais que não podem ser reciclados ou reutilizados

D: tintas, solventes, óleos, amianto e todos os resíduos perigosos, além daqueles de clínicas radiológicas, instalações industriais, entre outros.

Essas classes são definidas pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 307 de 2002. Sendo assim, separe o entulho da sua obra para permitir que eles possam ser reciclados ou reaproveitados. 

Afinal, como descartar corretamente o entulho da sua obra?

A Sannor é uma empresa responsável e preocupada com a preservação do meio ambiente. Somos a construtora certa para realizar a sua obra e descartar corretamente o entulho gerado. Sendo assim, conheça nossos serviços, é só entrar em contato e pedir um orçamento.