A construção civil pode ser feita de diferentes maneiras e em horários distintos, até mesmo durante a noite. Esse tipo de serviço deve ser feito por uma empresa que entenda do assunto, para que os resultados finais estejam de acordo com os anseios dos contratantes.

A obra noturna precisa levar em consideração o barulho causado aos moradores da vizinhança e a empresa também pagará adicional noturno aos funcionários, o que deixa o serviço um pouco mais caro.

Até que horas pode seguir uma obra?

Existem leis municipais que impedem serviços de construção civil entre 22h e 7h, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define limites de ruídos nos períodos dos dia, sendo que são de 55 decibéis das 7h às 20h e 50 das 20h às 7h.

Cuidado com o barulho

Se a construção está sendo feita em uma área isolada, que é pouco habitada ou praticamente não tem moradores, a empresa não precisa tomar muitos cuidados quanto ao barulho gerado pela obra, mas se está sendo feita em uma área habitada, os vizinhos podem ficar nada contentes com as máquinas fazendo barulho até altas horas.

Dependendo do horário noturno em que a construção está sendo desenvolvida, a obra poderá comprometer a qualidade do sono. Essa condição poderá resultar em sérios problemas para o engenheiro que desenvolveu o projeto e em alguns casos até poderá ser paralisada, com a obrigação de mudar de turno.

Adicional noturno para os funcionários

A empresa possivelmente vai cobrar mais caro por uma obra noturna, já que precisará pagar o adicional noturno para os seus funcionários. É um percentual referente a remuneração normal do empregado, devido ao desconforto físico causado pelos serviços realizando durante a noite.

É calculo em pelo menos 20% do salário, podendo ser maior, dependendo das atividades desenvolvidas pelo profissional e o ambiente em que a obra está sendo feita. É considerado período noturno das 22h de um dia até às 5h do dia seguinte. A hora noturna é de 52 minutos e 30 segundos, conforme a lei.

Obras em condomínios

Se a obra será feita em um condomínio, é preciso falar com o síndico antes. Ele é o responsável por zelar pela boa convivência no ambiente e indicará qual é o melhor horário para a construção seguir. Em muitos casos o período noturno não é liberado para obras.

Trabalhamos em qualquer turno!

A Sannor é uma empresa que trabalha para agradar os seus clientes e se eles preferem uma obra noturna, vamos adiante. Aqueles que querem potencializar as atividades e garantir um ritmo acelerado, então a construção pode ser tocada em três turnos, praticamente sem parar.

Se você está buscando por uma construtora para prédio, casa, condomínio ou outro tipo de pavimento, entre em contato e peça um orçamento. Temos tudo o que você precisa, pode confiar.