Construção de lojas para shoppings

São Paulo é a cidade que possui o maior número de shoppings em todo o país – são 52 edifícios comerciais do gênero. Brasília, a capital do país, por exemplo, só possui 12.

Seguindo a andamento da capital paulista, as demais cidades da Grande São Paulo também estão apostando na construção de shopping centers. Afinal, trata-se de um mercado responsável por 18,3% de todo o varejo nacional e que consegue empregar mais de 720 mil pessoas em todo o país.

Por essa razão, é totalmente lucrativo apostar na construção de uma loja em um shopping, afinal, são maiores as chances de conquistar a atenção do consumidor, que estará pronto para realizar compras e terá disponível, em apenas um edifício, diversas vitrines que podem vir a ser de seu interesse.

Contudo, construir uma nova loja em um shopping pode não ser tão simples e ter a orientação de uma empresa profissional do assunto é uma ótima opção para que tudo saia como o esperado.

A seguir, você irá conferir algumas das especificações legais e, também, algumas recomendações no momento de construir uma nova loja em um shopping. Boa leitura!

Como as obras devem ser feitas?

De tempos em tempos, surgem novos espaços para a abertura de lojas diferentes em shoppings. Isso pode acontecer através de uma ampliação de espaço ou porque outro estabelecimento fechou as portas.

No geral, quando uma nova loja está sendo aberta, um painel que esconde toda a bagunça realizada pela obra, mas ao mesmo tempo anuncia qual novo estabelecimento será lançado no local deverá ser instalado.

É importante que a reforma (incluindo os materiais e os barulhos) passem de maneira praticamente imperceptível por parte dos consumidores, para que eles não se incomodem e decidam por escolher outro shopping para realizar as suas compras, por exemplo.

Entenda o processo para a abertura de uma nova loja

Antes de mais nada, é imprescindível estar à par de todas as leis e novas que precisam ser seguidas para a construção e a abertura de uma nova loja dentro de um shopping center.

Um exemplo de legislação que controla que regula a relação entre os lojistas e os proprietários de shoppings é a Lei 8.245 de 1991, conhecida como lei do inquilinato e que visa regulamentar esse tipo de situação.

Além disso, também existem normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que regem e especificam as maneiras com que as obras devem ser seguidas. Elas também tornam obrigatórias a apresentação do projeto arquitetônico, tal qual os contratos com o shopping em questão e os demais alvarás de funcionamento.

É necessário que todos esses tópicos sejam seguidos à risca, para evitar problemas legais no futuro, que possam prejudicar o negócio e se tornar uma grande dor de cabeça, que também pode envolver muitas despesas e gerar um alto prejuízo.

Contrate a Sannor!

A Sannor é uma empresa especializada e totalmente preparada para melhor te atender a respeito da construção de lojas em shopping centers.

Para saber mais informações a respeito, entre em contato com a gente e solicite um orçamento agora mesmo!