Em tempos de pandemia, muitas medidas precisam ser tomadas para adequar a nossa rotina a nova realidade que o mundo está vivendo. Assim, diversos segmentos passaram a adotar o home office, o que não é possível no setor da construção civil.
A partir disso, existem prevenções necessárias nas obras, para que as atividades possam ser mantidas, sem causar perigos extras à saúde dos funcionários.
Construção civil entre os setores mais atingidos
A construção civil foi um dos setores mais atingidos pela quarentena do Coronavírus, já que suas atividades não podem ser feitas por home office, pelo menos a parte que consiste nas obras em si. Mas, obviamente os projetos podem ser desenvolvidos de casa.
Ainda assim, em diversas partes do Brasil os serviços da construção civil puderam ser retomados no dia 1º de abril de 2020. A ação foi possível devido a acordos com os sindicatos estaduais dos trabalhadores do segmento.
Para que as atividades da construção civil pudessem ser retomadas, foram adotadas diversas medidas de prevenções necessárias nas obras, sendo que o principal objetivo dessas medidas é garantir a segurança dos trabalhadores.
Efetivo reduzido
A quantidade de pessoas trabalhando na obra também deve ser verificada. O número máximo deve ser definido de acordo com a área total onde os serviços são realizados.
Assim, as empresas podem deixar seus colaboradores trabalhando em turnos ou então, trabalham dia sim e dia não, fazendo um revezamento com outros.
O grupo de risco deve ser afastado
Quem faz parte do grupo de risco deve ficar longe dos canteiros de obras, principalmente pessoas que têm mais do que 60 anos. Isso acontece porque eles são mais propensos a ter complicações, que podem levar até a óbito devido a contaminação pelo Covid-19.
Outras pessoas também estão no grupo de risco, como os diabéticos, hipertensos e asmáticos. A hipertensão arterial aparece como um dos principais fatores em relação a problemas graves devido ao Coronavírus.
Álcool gel a disposição
Uma das recomendações é que nos ambientes de obra existam lavatórios para todos os colaboradores, além disso, existe a necessidade da disponibilidade de álcool 70% ou outros produtos semelhantes para a higienização das mãos. Além disso, os ambientes devem ser esterilizados e mantidos arejados.
Utilização de máscaras
A recomendação é para que as máscaras de proteção sejam utilizadas somente por pessoas que já apresentam algum sintoma da doença, como a tosse. Elas ajudam a impedir que o vírus se espalhe e contamine outras pessoas.
Quem não tem a doença também pode utilizar máscara, mas em relação a realização de obras, elas podem prejudicar o desempenho dos colaboradores.
Em tempos de pandemia, diversos cuidados devem ser tomados para impedir que o número de contaminados pelo Novo Coronavírus seja muito maior. Assim, a Sannor trabalha com padrões diferenciados, reduzindo as possibilidades de contaminação por parte de seus colaboradores. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.