Cronograma x Compra de materiais

Montar um cronograma de obra pode ajudar na hora de definir os prazos para trabalhar nos projetos de construção. Isso é algo importante para efetuar qualquer projeto de construção.

Elaborar um plano é um pouco difícil, precisa ter foco e um plano de ação que seja útil. Pois com uma boa estratégia esse profissional consegue indicar por onde deve começar a exercer cada etapa.

Esse rumo ajuda a orientar no seguimento da obra. Além de ajudar muitas outras partes da tarefa, é muito importante saber que quaisquer falhas podem acontecer.

Por isso é importante que tenha atenção na hora de montar esse plano. Isso pode aumentar as chances de corrigir erros que possam aparecer.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo para descobrir mais sobre como montar um bom plano de obra pode ajudar na hora de comprar os materiais.

Por que o cronograma de compras é importante?

Bem, montar um cronograma ajuda na hora de organizar as etapas do que deve ser feito na obra. Dessa forma você pode ficar de olho no que precisa ser feito e controlar o que falta.

Ele também é muito importante para organizar a compra dos materiais que serão utilizados. Por isso ele deve ser feito, é nele que será posto, além das atividades, o orçamento para gastar com os insumos.

O uso desse plano começa desde momento de início da execução da obra, ao ter que verificar datas, necessidades e consumos. E vai até o fim da construção, mas é preciso que todas as etapas se relacionem entre si.

Por isso que para evitar gastos extras, é preciso fazer um cronograma onde você vai se organizar para não comprar tudo de uma só vez. É por isso que você elabora o plano de compras. Veja como ele funciona:

O plano de compras se conecta com o projeto que vai ser montado e dessa forma é possível montar uma lista de insumos. Logo ele vai se conectar ao plano de orçamento.

Uma vez que o projeto está montado, vem o passo do orçamento, onde será feito uma avaliação de quanto irá custar. Para isso é feito uma pesquisa em várias lojas e, se for preciso, é feita uma negociação com fornecedores.

Depois de conectar o projeto ao orçamento entra o plano de compras. Nele será visto quanto de material irá precisar para o período da obra.

Caso o material comprado não esteja dentro do orçamento, pode acabar afetando o setor financeiro gerando prejuízos. Por isso que ao seguir o cronograma você não irá precisar comprar materiais de uma só vez.

Ao comprar material antes, será um desperdício de dinheiro. Se comprar muito tarde, pode atrasar a obra, gerando custos extras.

O uso do plano de compras para evitar problemas

Como foi dito acima, a compra de materiais muito tarde pode gerar gastos. Uma vez que a obra ficou parada e a mão de obra também.

Quando isso acontece a construtora responsável acaba tendo que repor esse material. Assim é feita a compra de fornecedor local, e os preços são bem elevados.

Já quando essa compra é feita de acordo com o plano, é possível ajusta-lo para caso ocorra possíveis erros. Assim você consegue lidar com esses atrasos sem atrasar a obra.

Por fim, um bom plano de compras ajuda a não precisar comprar todos os materiais de uma só vez. Por isso que é muito importante fazer essa organização, para evitar gastos extras e qualquer possível atraso.

Gostou desse conteúdo? Convidamos você a conhecer a Sannor, pois eles oferecem um ótimo serviço. Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar.