Quais serão as diferenças e semelhanças de um engenheiro e arquiteto e como cada um deles contribui com uma obra? Uma vez que eles exercem tarefas quase parecidas, é provável que muitos ainda tenham essa dúvida da função certa de cada um.
Por isso, preparamos este conteúdo para lhe ajudar a entender melhor como cada um deles trabalha. Além disso, você vai saber como eles atuam em uma obra.
Como em toda obra é preciso ter um projeto para que assim possa começar a execução da construção. Por esse motivo é tão importante o trabalho de ambos no canteiro de obras, ou fora.
Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra como é o trabalho específico de cada um dos profissionais.
Como o engenheiro e o arquiteto trabalham na obra?
Bem, por exercerem tarefas quase iguais existe uma certa “rixa” entre engenheiro e arquiteto. Vamos explicar melhor sobre essa disputa de profissões.
Uma vez que os arquitetos dizem por aí que os edifícios que são projetados por engenheiros não são tão atrativos. Sendo comparados a caixotes.
Do outro lado temos os engenheiros que rebatem as críticas dos colegas, falando que eles “enfeitam” muito a obra. Esse seria o motivo pelo qual os projetos são tão caros.
Apesar dessa discussão ser antiga e, mesmo que tenha virado piada, saiba que as duas profissões se complementam. Pois elas são muito importantes em uma construção.
Mesmo que eles possam trabalhar em muitas áreas, é na construção civil que possuem maior destaque e é onde ambas atuam juntas. Bem, o arquiteto é contratado para elaborar a planta que irá distribuir os espaços internos, externos e fachada dessa construção.
Depois disso entra o engenheiro que irá cuidar das dimensões das vigas e colunas. Além de fazer os cálculos para poder fazer a distribuição das cargas e das instalações hidráulicas.
Em obras grandes arquiteto e engenheiro costumam trabalhar juntos. Mas, em obras menores eles podem cuidar de diversas tarefas que envolvam essa construção.
Como é o trabalho do engenheiro na obra?
Bem, o engenheiro fica responsável por planejar como usar o espaço de uma forma racional. Isso irá se envolver em partes que envolvem a estética e a arte.
O engenheiro procura por soluções onde possa pôr o projeto que foi feito pelo arquiteto. Além de tratar da execução de todo o projeto arquitetônico ele é o encarregado de planos extras, por exemplo ele vai cuidar das questões hidráulicas, estruturais, entre outras.
É isso, o engenheiro é instruído para gerenciar, projetar e supervisionar obras e construções. Além disso é responsável por fazer a análise da ventilação e insolação do local, além de trabalhar em um meio de definir o melhor solo para construção.
Como é o trabalho do arquiteto na obra?
Agora vamos entender melhor o trabalho do arquiteto. Bem, a principal função do profissional é desenvolver um projeto que tenha a capacidade de atender as necessidades do cliente.
Diferente do que se pensa sobre esse trabalho não é tão simples, é um processo que envolve muitas etapas. Uma vez que ele precisa supervisionar cada passo da obra.
Essa supervisão vai desde o planejamento até a hora de pôr em prática. Dessa forma ele pode instruir como atender corretamente o projeto.
Portanto, mesmo que suas profissões sejam parecidas, existem funções que só o profissional de engenharia pode fazer. Assim como tem funções que só o arquiteto pode exercer.
Mas, como vimos acima mesmo com umas briguinhas, ambos são super profissionais e trabalham muito bem juntos. Quando é necessário que trabalhem em conjunto é certeza que sua obra ficará incrível.
Gostou desse conteúdo? Convidamos você a conhecer a Sannor que oferecem o que a de novo no mercado. Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar.