O estudo que é feito para verificar a viabilidade econômica da obra é fundamental para garantir que o retorno esteja dentro do esperado. É através desses estudos que se determinam quais serão os investimentos necessários.
Quando avaliamos em uma obra quais serão seus custos e investimentos também é possível avaliar em média qual será o lucro esperado.
Para que essa conta seja exata, é necessário levar diversas questões em consideração. Nós da Sannor, responderemos as maiores dúvidas quando o assunto é viabilidade de obra.
O que é viabilidade de obra?
A análise de viabilidade de obra é algo que engloba diversos elementos. O mais conhecido por todos, e, talvez, o mais importante para muitos que é a questão econômica.
São conhecidas como obras viáveis aquelas que quando prontas, trarão de imediato o lucro necessário para cobrir os investimentos, ou seja, elas “`se pagam“ logo após estarem concluídas.
Essa conta não pode ser feita por qualquer pessoa, por isso, a Sannor conta com profissionais capacitados e especializados para te auxiliar na hora de avaliar sua viabilidade de obra.
Qual é a importância do estudo de viabilidade de um projeto?
Como você já pode perceber, o estudo de viabilidade de obra é imprescindível se você deseja se certificar de quais serão os ganhos após esse investimento, caso contrário você poderá estar aplicando seu dinheiro no local errado.
Não apenas por questões financeiras, mas toda obra tem seu risco e o estudo de viabilidade é capaz de solucionar todos eles.
Por isso, antes de entrar de cabeça e investir todos os seus recursos em algo que você não tem certeza se é viável, deixe os detalhes técnicos nas mãos dos especialistas.
O que é analisado no estudo de viabilidade?
Para fazer um estudo de viabilidade completo é necessário avaliar diversos pontos e muitos deles devem ser feitos de maneiras individuais, mas de maneiras gerais estão: valor investido para aquisição do terreno, inflação anual, licenças burocráticas de construção, valores que serão investidos em mão de obra especializada e custos de materiais.
O item inflação geralmente é o que mais chama atenção e é levado em consideração principalmente em obras longas onde o retorno será a longo prazo. Os preços que atualmente estão subindo dia após dia, pode fazer com que sua obra a longo prazo traga um rombo em seu orçamento esperado.
A qualidade de materiais e de mão de obra especializada também é um item indispensável, pois eles vão garantir o bom funcionamento e execução de sua obra e consequentemente os resultados delas.
Sempre considere os riscos
Não importa quanto planejamento seja feito, quando estamos falando de construção civil sempre existem os riscos de imprevistos. Por isso, nossa dica é que sempre tenha um caixa extra de reserva para possíveis problemas.
Listamos alguns possíveis gastos extras para que você esteja preparado: atrasos em pagamentos de investidores, gastos extras com falta de equipe e de materiais no mercado, possíveis problemas em estrutura e acidentes e incidentes etc.
A Sannor está aqui para te ajudar com todos os detalhes da realização de seu sonho!