Importância do planejamento financeiro em uma obra

Existem diversos segmentos que devem ser analisados antes de dar início a uma obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, um dos segmentos mais importantes é o planejamento financeiro.

Após fazer todo o planejamento da obra e o planejamento financeiro, você é capaz de praticamente acompanhar em tempo real as evoluções da obra, como está seu andamento e analisar quanto em caixa ainda tem disponível para dar continuidade.

Planejamento financeiro feito por etapas é o mais eficiente, pois você garante um determinado valor para cada momento, é importante ter em caixa um valor um pouco mais alto que o necessário para cobrir possíveis imprevistos.

Qual a importância do planejamento financeiro em uma obra?

O planejamento financeiro tem diversas funções além de simplesmente acompanhar o andamento da obra, um bom planejamento diminui custos, otimiza a utilização dos materiais disponíveis, do tempo de mão de obra e até mesmo o tempo da mesma.

Sem um planejamento de finanças, você fica desorientado sem saber onde deve investir primeiro e isso muitas vezes causa mais gastos e mais demora na entrega de seu projeto.

Para a equipe que está trabalhando no projeto, o planejamento é necessário para que todos os profissionais saibam exatamente o que precisam fazer naquele momento para otimizar seu tempo.

Como planejar uma obra?

Para fazer um planejamento financeiro realmente eficaz, primeiro você precisa planejar sua obra. Para te ajudar nesse momento, separamos uma lista de tudo que você deve fazer, após tudo realizado você está pronto para começar sua obra e com a garantia que terá mínimas dores de cabeça.

  1. Analise o local que será feita a obra e tenha o máximo de informações possíveis sobre ele.
  2. Encontre a equipe que você deseja que faça sua obra e veja se a média de valores está dentro do seu orçamento.
  3. Tenha em mãos o projeto civil e arquitetônico.
  4. Defina os prazos de entrega.
  5. Elabore todos os desenhos e detalhes.
  6. Faça um orçamento final com os profissionais de mão de obra e os materiais que eles utilizarão.
  7. Revise com os profissionais civis e arquitetos para dar início.
  8. Faça toda a documentação legal.

Após todos esses 8 passos estarem feitos, você já pode dar início a sua obra.

Qual a parte mais demorada de uma obra?

Obras em si não são rápidas, exigem paciência e tempo, quanto maior for a obra, maior será o tempo necessário para sua execução. Consequentemente, os custos também aumentam de acordo com o tamanho.

Não importa se sua obra é grande ou pequena, a fase mais demorada sempre será os acabamentos, isso acontece, pois existe um profissional diferente para cada categoria e dificilmente você consegue unir a agenda de todos eles.

Para ter o resultado desejado de sua obra não tenha pressa, procure com bastante calma todos os profissionais para realizar seu grande sonho, conte com a equipe Sannor agora!

Agora que você já sabe a importância do planejamento financeiro de uma obra e como fazer seu planejamento, entre em contato conosco!