Por que a lavagem de fachada é tão importante?
Prédios empresarias costumam ser altos e chamar a atenção de quem passa pela rua ou sobrevoa a cidade. Em grandes capitais, eles são a marca dos centros comerciais e sempre dão um toque de seriedade para o local.
Contudo, a aparência externa desses prédios é de extrema importância para transmitir uma visão de respeitabilidade e integridade para a corporação. E, claro, a limpeza não pode passar despercebida nesses casos.
Não importa a altura do edifício: ele precisa passar, periodicamente, por uma lavagem de fachada. Esse tipo de limpeza, além de assegurar que a visão externa do prédio se mantenha sempre perfeita, também evita que haja deterioração na construção.
Desse modo, com um grau de deterioração menor, a lavagem de fachada (unida com eventuais reformas e consertos que o prédio venha a precisar) também garante que haja maior valorização no valor de mercado do edifício.
Como a lavagem de fachada é feita?
Antes de mais nada, é preciso considerar que esse é um tipo de serviço que requer, indiscutivelmente, a presença de profissionais especializados e treinados, que irão contar com equipamentos próprios para esse trabalho e que visam possibilitar segurança para todos.
Desse modo, depois que você pesquisar e escolher a empresa que mais te dê confiança para realizar o serviço, é necessário solicitar um orçamento. Nesses casos, os profissionais irão considerar a altura do edifício, o grau de sujeira presente em toda a fachada, o tipo de revestimento da construção (se o prédio foi feito com vidro, cerâmica, pastilha, textura, entre outros) e, também, a acessibilidade do local.
É importante ter em mente que a altura do prédio irá influenciar (e muito) no orçamento final da lavagem de fachada. Isso acontece porque, por exemplo, se um prédio tem até nove metros de altura, o profissional responsável poderá realizar a limpeza do solo, somente com o auxílio de cabos extensores que tenham escovas ou rodos acoplados na ponta.
Para prédios mais altos, é imprescindível o uso de equipamentos de rapel (em técnica chamada de alpinismo industrial) ou andaimes – o que irá depender, também, da acessibilidade do edifício.
Quais produtos são utilizados em uma lavagem de fachada?
O tipo de produtos a serem utilizados na lavagem de fachada irá depender, é claro, do tipo de revestimento em que o prédio foi feito, já que uma fachada produzida em vidro necessitará de materiais e técnicas diferentes do que uma produzida em cerâmica, por exemplo.
Mas, em geral, as empresas especializadas no assunto optam por materiais biodegradáveis que asseguram uma limpeza total e profissional da fachada.
Quando devo fazer uma lavagem na fachada do meu prédio?
Especialistas da área estimam que a fachada de um prédio deva ser higienizada, em média, a cada quatro anos. Contudo, é preciso estar atento porque esse tempo pode aumentar ou diminuir de acordo com o local em que o edifício está localizado. Em cidades mais poluídas, por exemplo, a lavagem das fachada deve ser mais frequente.
E se você tem interesse em realizar uma limpeza na fachada do seu prédio, com certeza a Sannor pode te ajudar. Contate-nos e saiba mais!