Os materiais de construção civil que foram utilizados nos primeiros prédios da história ainda são utilizados até nos projetos mais modernos, e isso é algo que só tende a crescer. Muito a frente do tempo, a preferência hoje é criar ambientes de madeira ecológica, reduzindo o impacto ao planeta terra.

Sabemos que existe uma crise ecológica, e que a construção civil tem sua culpa nisso, por isso, é necessário estudar e realizar maneiras de reverter os problemas já causados e evitar problemas no futuro.

A indústria da construção civil está passando por uma nova readequação da era industrial, e nós vamos te explicar o que exatamente isso significa e como isso pode afetar positivamente a vida das futuras gerações.

Afinal de contas… o que está mudando?

Durante muitos anos, os materiais de construção civil eram fabricados e comprados em grandes escalas, isso significa que existia uma grande taxa de desperdício, os materiais de construção não são recicláveis, o que fazia com que todo esse entulho permanecesse no planeta sem uso por muitos anos.

Alguns materiais que antes eram comercializados como meios sustentáveis de se construir, eram fabricados utilizando um alto consumo de água ou energia, o que fazia com que não se tornasse uma opção viável tão sustentável assim.

Nos dias de hoje essa realidade está mudando, além de todos os profissionais de maneira geral já terem se conscientizado sobre a utilização consciente dos recursos, as fábricas também estão seguindo esse mesmo círculo.

A ligação entre os entulhos e a saúde pública

A saúde pública também foi muito ameaçada durante anos por conta do excesso de entulhos que eram produzidos mundialmente, já que até mesmo materiais de construção de origem mais natural, como a madeira, podem trazer consequências às pessoas e ao meio ambiente se não for trabalhado da maneira correta.

A construção afeta diretamente a vida de todas as pessoas, imagine a seguinte situação: um edifício está sendo construído ao lado de sua casa, você acompanha de perto e sente em sua saúde todas as etapas da obra por conta da sujeira, pó, tudo muda.

É importante entender que a construção civil não é uma inimiga da saúde pública, pelo contrário, ela caminha lado a lado com a evolução humana, mas é importante ter em mente que o cenário está mudando, e as construções estão avançando para não serem mais um problema como foram durante anos.

Rumo a uma economia verde na construção civíl

Esse é um assunto complexo, mas resumidamente, a construção civil e toda sua gestão mundial está caminhando para um novo rumo, onde as pessoas e o planeta estão acima de qualquer tipo de lucratividade.

O uso de materiais ecológicos tem crescido consideravelmente principalmente nos grandes centros de todo o mundo, no Brasil podemos destacar São Paulo nesta lista.

A Sannor anda lado a lado com a sustentabilidade e a evolução, por isso, estamos sempre trabalhando para trazer o que há de mais moderno e mais benéfico ao meio ambiente em todas as áreas da construção civil.