NR10: Quais as regras para trabalho com eletricidade?

As normas da NR 10 tem como função proteger os trabalhadores e colaboradores de empresas que atuam de forma direta ou indireta com correntes elétricas.

Nos dias de hoje é praticamente impossível imaginar viver em um mundo sem energia elétrica, afinal, ela está presente em toda a nossa volta e dependemos dela para fazer a maioria das nossas funções do dia a dia.

Os riscos da eletricidade estão presentes para todos, mas principalmente para os trabalhadores dessa área. A energia elétrica não é vista, isso é o que faz seu perigo ser ainda maior.

NR10 e a segurança no trabalho

A NR10 descreve em detalhes para as empresas e funcionários como deve ser executado o trabalho e quais suas formas de proteção, mostrando de maneira clara todas as necessidades da utilização correta e em tempo integral dos equipamentos de segurança.

Existem alguns regras consideradas carros chefe, que devem ser seguidas a risca, listamos sobre elas nos textos abaixo:

Utilização de materiais que estejam nas conformidades das normas técnicas

De maneira geral, a NR10 exige que qualquer tipo de material, peça, equipamento, dispositivo e sistema que seja destinado a aplicação e instalação em ambientes potencialmente explosivos devem ser avaliados.

Essa avaliação deve ser realizada para análise dos materiais, que devem estar nas conformidades de normas técnicas no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação.

Caso a empresa esteja fornecendo aos seus colaboradores equipamentos que não sejam certificados, a empresa e o proprietário podem ser penalizados perante a justiça.

Conhecimento acima da prática

Por conta de ser considerado um trabalho de alto risco, ninguém que não possua a formação adequada deve se aventurar nesse tipo de serviço apenas por possuir “prática“.

No dia a dia dentro de uma empresa, isso significa que nenhum colaborador de outro setor pode interferir nos protocolos dos profissionais que atuam diretamente com a parte técnica das redes elétricas.

A NR10 específica que só é considerado um profissional apto a realizar esse serviço a pessoa que possui comprovação e certificação da conclusão de curso que seja de especificação na área elétrica e reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

Na dúvida, nunca improvise

Antes de iniciar um trabalho com redes elétricas, a equipe deve ter em mente quem é o profissional responsável pelo trabalho. Esse profissional muitas vezes é direcionado após a avaliação técnica do trabalho feita por todos os que vão o executar.

O ambiente de trabalho onde se atua com rede elétricas deve ser apenas realizado por pessoas qualificadas e que conhecem sobre as normas técnicas, ou seja, não é local para ensinar nem improvisar.

De maneira geral, só é reconhecido como profissional capacitado ao trabalho as pessoas que seguem os seguintes pontos:

Agora que você já sabe quais as regras para trabalho com eletricidade e como segui-las, envie esse artigo para seu amigo que deseja iniciar nessa profissão.