Obra parada: em quanto tempo posso retomá-la?

Uma série de fatores pode ser o determinante para que uma obra seja parada. Entenda como isso acontece e em quanto tempo pode retorná-la. Cada obra possui uma determinação de tempo diferente, contudo, é importante que os prazos sejam cumpridos em caso de atraso para que não ocorra penalizações.

De antemão, é importante que o planejamento da construção seja bem estruturado e com pessoal capacitado, isso irá reduzir os riscos de a obra parar. Afinal, uma obra parada gera custos que poderiam ser evitados, ademais, não só a construtora sai prejudicada, o relacionamento com seus clientes também é afetado.

Situações que fazem uma obra parar

Em princípio, o planejamento é uma das etapas determinantes para que o projeto não se sujeite a atrasos por obra parada. Em suma, esse fato, por sua vez, pode ocorrer por diversos motivos, que na maioria das vezes podem ser previstos.

São inúmeras as situações causadoras, seja por meio de fiscalização, falta de recursos para continuidade da construção e greves, por exemplo. Mesmo que a empresa tenha estruturado bem seu projeto, outros motivos podem advir de causas naturais, para isso a organização inicial, avaliando amplamente os riscos.

Saiba em quanto tempo pode retomar uma obra parada

Como dito, uma obra pode ser parada por diversas circunstâncias e se motivada por desacordos legais, os prazos serão respeitados de acordo com a fiscalização. Quando tratar-se de alvará, ficará parada até que se regularize, igualmente quando tenha alguma atividade inapropriada acontecendo, como causas trabalhistas.

Outro ponto muito importante é de que se o incorporador pause a obra por motivo diverso, ele pode ser destituído. Nesse caso, a obra não pode parar mais de 30 dias sem justificativa devidamente feita aos proprietários do empreendimento.

Quando se trata de obra parada no fim da construção, o prazo máximo para concluí-la não pode ultrapassar os 180 dias. Aliás, tal prazo é transcrito na Lei Nº 13.786/2018, que garante ao comprador esse direito perante o seu investimento.

O que fazer para evitar atrasos?

É possível, através de pessoal capacitado e um bom planejamento, fazer com que a obra flua da maneira desejada, sem custos e paralizações indesejadas. Esse planejamento deve englobar até mesmo uma análise do entorno da obra, com uma avaliação técnica não só estrutural, mas também ambiental, como exemplo.

Estudar a área como um todo permite que os horários de trabalho sejam bem ajustados, pois, em caso de atrasos, a rotina pode ser aprimorada. Com isso, o tempo perdido pode ser recuperado substancialmente, sem que a obra e todos os interessados por ela se prejudiquem.

Conte com atendimento especializado aqui na Sannor, temos experiência em todos os processos construtivos, atuando de acordo com as necessidades do seu projeto apresenta. Entre em contato e saiba como fazer para que sua obra não sofra com paralizações desnecessárias, reduzindo custos e aumentando os resultados dos seus empreendimentos.