A construção civil engloba muito mais coisas que “simplesmente“ construir, existem diversas práticas e técnicas que podem e devem ser aplicadas para melhorar o organizacional e resultados de uma obra.
O famoso Lean Thinking, conhecido também como pensamento enxuto, é um dos principais princípios que são aplicados às práticas de gestão de áreas da construção e seus semelhantes.
O objetivo dessa técnica é otimizar tudo ao máximo, diminuir consideravelmente os custos de obra e os prejuízos em materiais e acelerar a produção para que esteja dentro, ou até mesmo seja finalizado antes do prazo estipulado.
Quais as técnicas para aumentar a produtividade na construção civil?
De maneira geral, existem diversas técnicas para aumentar a produtividade na construção civil e todas elas são bem simples de ser seguidas, listamos a seguir alguns exemplos:
- Reduzir o tempo utilizado na construção, separar por ordem de necessidade e estipular um prazo para que esteja tudo finalizado, sem a possibilidade de aumentar os prazos.
- Diminuir ao máximo os retrabalhos, faça com que a equipe esteja totalmente atenta ao que está acontecendo para que não haja a necessidade de precisar refazer qualquer detalhe.
- Padronize as atividades entre todos os colaboradores.
- Reduza consideravelmente o desperdício de material comprando apenas somente o que é realmente necessário, caso precise de mais, compre somente sob demanda.
- Tenha um controle de tudo que está sendo colocado dentro de sua obra, saiba exatamente para onde foi cada tijolo investido.
- Trabalhe com profissionais de confiança, uma equipe bem treinada sabe a importância da produtividade e agilidade, muitos profissionais “barateiros“ do mercado podem te trazer um prejuízo muito maior que investir em uma empresa séria para te auxiliar.
O que é gestão de construção civil?
A gestao de construção civil é o ato de gerenciar e acompanhar detalhadamente todo o andamento e cronograma necessário para realizar uma obra ou reforma. Todas as questões como orçamentos, prazos, mao de obra e empresas de distribuição entram nessa lista.
O trabalho exige profissionalismo e experiência, por isso, não pense que somente boa vontade e ânimo fará com que sua gestão seja eficiente, você precisa de uma equipe competente por trás.
Como fazer uma boa gestão de obras?
Para que você tenha organizacao e gestao de sua obra existem alguns passos que você precisa seguir atentamente:
- Contrate somente mão de obra especializada
- Coloque um teto de gastos em sua obra, mas esteja preparado para imprevistos
- Garanta a segurança de seus colaboradores
- Direcione a obra de acordo com a indicação do engenheiro
- Gerencie os profissionais e as empresas que estão te dando o suporte com materiais
- Respeite o cronograma
- Fiscalize de perto o andamento de sua obra
Sabemos que fazer isso pode ser uma tarefa desgastante, e que muitas vezes as pessoas não têm tempo de ficar o dia todo fiscalizando o andamento da obra. Por isso, a Sannor faz toda a gestão de sua obra, para que você se preocupe somente em vivenciar seu sonho se tornando realidade.