Armazenar os documentos de uma obra é muito mais importante do que você imagina. Não se trata somente de guardar papéis, é poder comprovar e acompanhar tudo o que está sendo realizado. Portanto, entenda aqui quem deve armazenar a documentação da obra.
Além disso, quando vierem fiscalizar sua construção, você será capaz de provar que ela está sendo realizada dentro das normas e leis, e que tudo foi aprovado e regularizado. Assim você evita problemas, que a obra possa ser embargada e que tenha que pagar multas.
Sendo assim, acompanhe agora o que é a documentação da obra, por que é importante armazená-la e quem deve fazer isso. Com esse post você ficará bem informado sobre essas questões.
O que é a documentação da obra?
Os documentos de uma obra vão além dos projetos, até todos os papéis de aprovação e liberação. Desse modo, com eles é possível comprovar todas as informações sobre a obra durante a execução. Sendo assim, esses documentos incluem:
- Projetos e aprovações;
- ART dos projetos e da execução;
- Contrato e ordem de serviço da obra;
- Laudos;
- Alvará;
- Habite-se;
- Certidão Negativa de Débito do INSS;
- Atestado das concessionárias de água e esgoto, além das instalações elétricas comprovando a conformidade de tudo.
Através deles, você ficará seguro sobre todo o andamento da obra e poderá acompanhar o que está sendo realizado.
Quem deve armazenar a documentação da obra?
Os responsáveis pela obra são: o proprietário e o profissional ou empresa que realizará a obra e os projetos. Sendo assim, ambos devem ter as documentações necessárias para a elaboração da obra e comprovação de que ela está regularizada.
Assim como o proprietário do imóvel deve ter todos os papéis e projetos da obra, cada profissional prestador de serviço ou a construtora responsável, deve ter os seus documentos. Dessa maneira, é possível comprovar todas as informações e serviços que serão realizados.
Qual a importância de armazenar a documentação da obra?
Armazenar a documentação da obra é muito mais do que simplesmente guardar documentos. Portanto, com todos esses papéis, você terá noção do andamento da obra e o que será executado. Além disso, qualquer problema que ocorrer o proprietário terá os documentos para comprovar o que foi realizado.
Além disso, quando tiver alguma fiscalização, a obra estará regularizada e você poderá apresentar toda a documentação necessária para comprovar isso. Por isso, você deve ter todos os documentos guardados e organizados durante a obra, até a conclusão definitiva do projeto. Assim não correrá o risco de ter problemas.
Encontre a empresa certa para a sua obra
Somos uma empresa especializada em obras e serviços relacionados a ela. A Sannor documenta todos os serviços realizados, para garantir o cumprimento correto de todas as etapas. Assim você terá os melhores profissionais disponíveis. Por isso, entre em contato para conhecer nossos serviços.