O sistema de Coworking vem sendo cada vez mais utilizado pelos escritórios em todo o Brasil, já que se trata de um sistema onde os custos e os riscos se tornam menores para os donos e os lucros se tornam maiores aos colaboradores.
Todo local de trabalho faz reformas visando trazer melhorias até o local, e com uma empresa coworking não seria diferente. Reformas podem ser muito estressantes para todos, principalmente se for uma empresa de grande porte, mas para quem trabalha no método coworking esses estresses são bem menores.
No método de trabalho coworking os ambientes são reformados por etapas e os ‘’funcionários’’ são remanejados para outros espaços.
Qual valor para reformar um coworking?
O valor da reforma de um coworking costuma ser praticamente a mesma de um escritório convencional, isso acontece, pois o método de alugar espaço terá um alteração apenas para o proprietário do espeço, mas em termos de reformas e até mesmo em termos de lei é necessário seguir as mesmas do escritório tradicional.
Quem procura por um espaço coworking para trabalhar normalmente já tentou dois cenários e não se adaptou com nenhum deles, um já tentou trabalhar em uma empresa convencional como funcionário, mas não gostou da experiência e outro já tentou trabalhar em casa mas não conseguia se conectar com o trabalho.
O espaço de coworking precisa ser criativo, silencioso e conseguir trazer foco aos profissionais, por isso, tenha em mente que será necessário investir em decoração e muitas vezes ter mais que um ambiente.
Onde abrir um coworking?
Não existe uma regra sobre bairros quando a questão é abrir um coworking, mas de maneira geral eles precisam estar bem localizados, seja eles em bairros bem localizados ou até mesmos em áreas centrais.
Se você mora em cidade grande, uma alternativa que chamará a atenção de seus locatários é que seu espaço seja próximo a metrô, isso, pois eles terão uma grande economia com transporte e consequentemente vão aumentar seus lucros.
Não é necessário começar por um lugar muito grande, comece gradualmente que você sentirá quando é o momento certo de crescer.
Como investir para reformar um coworking?
Em primeiro momento você deve ter muito bem estabelecido com os locatários quais são suas regras de aluguel, você pode cobrar mensalmente de acordo com a jornada de trabalho de cada um ou até mesmo por períodos de uso do espaço.
Por se tratar de um conceito muitas vezes ‘’informal’’, faça o possível para que as pessoas que trabalham com você estejam cientes que esse modelo é sério, faça contratos ou até mesmo cobre antecipadamente para não ter riscos de cair em golpes.
Faça as contas de qual é o seu lucro real mensal, sabendo esse valor você já tem uma média de quanto pode investir nas primeiras etapas de sua reforma.
Agora que você já sabe como dar início a sua reforma de coworking, entre em contato com a Sannor e comece agora a idealizar seu novo projeto com quem entende do assunto!