Reforma em condomínios

Reformas em todos os locais geralmente são sinônimo de dor de cabeça, principalmente quando estamos falando casos que envolvem a vida de muitas pessoas, como é o caso de reforma em condomínios. 

Muitas coisas podem ser empecilhos e causadores de problema, como é o caso dos barulhos, imprevistos e atrasos que são apenas o topo do iceberg mas são os problemas que mais atingem as pessoas. 

Existem algumas leis do país próprias para reforma em condominios, essas regras eliminam a maioria dos problemas ou pelo menos tornam eles menos propensos a brigas. 

Como dar início a uma reforma em condomínio?

Para realizar uma reforma no condomínio, o primeiro passo é ter a autorização de todos os condôminos, ou seja, de todos os paradores pagantes das taxas de condomínio mensalmente. 

Essa aprovação pode ser feita através de uma assembleia geral entre os moradores e essa pode ser de forma aberta ou até mesmo fechada, sendo discutida de forma individual com cada um deles. 

Quando estamos falando de reformas de emergência, não há necessidade de convocar assembleia, apenas avisar aos moradores. Reformas de emergência são consideradas aquelas que, se não forem feitas, apresentam riscos aos moradores, dentre elas estão: vazamentos de gás ou água, ou qualquer outra que possa prejudicar a segurança ou a estrutura do local. 

Regras para reformas em condomínios

De acordo com as leis para reformas em condomínios, existe uma classificação de obras e elas são divididas em três grupos: Obras necessárias, obras voluptuárias e obras úteis. 

Dentro desses grupos são classificados todos os possíveis eventos de reformas que são necessários em um condomínio. 

A seguir explicaremos melhor onde cada categoria de obra se encaixa.

Classificado no grupo de obras necessárias

Obras necessárias são aquelas para garantir e conservar a segurança do condomínio e de seus moradores, nelas estão: Reparos na rede hidráulica e elétrica, restauração de jardins e áreas comuns, instalação de saídas de emergência e corrimão, retoques e pinturas de fachada e sinalização, reparo e manutencao de para-raios. 

Em casos de condomínios comerciais e de alto padrão, também entrem a reforma, manutenção ou elevadores sociais e de serviço, manutenção nos sistemas de câmeras e interfones e impermeabilização de lajes e paredes a fim de evitar infiltração. 

Classificado no grupo de obras úteis

Obras úteis são aquelas que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos moradores do local, bem como facilitar o acesso ao condomínio, nelas estão: Instalação de geradores de energia elétrica, instalação de sistemas de seguranca, ampliação ou cobertura do espaço destinado a garagem e implementar sistema de leitura individual de água e gás. 

Classificado no grupo de obras voluptuárias

Obras voluptuárias tem como função unicamente melhorar a estética do condomínio, neles estão: compra de artigos de decoração em datas comemorativas, manutenção de quadras de esportes e academias, contratação de serviços de arquitetura e paisagismo. 

Reformas em salão de festas e churrasqueiras também entram em questões estéticas. 

Restou alguma dúvida? Fale com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.