Após finalizar uma das partes que podem ser mais demoradas que é a preparação do terreno, chega a hora de escolher em qual base será sustentada sua casa, e isso pode não parecer, mas é uma decisão importante a se tomar.
A fundação é responsável por suportar e passar o peso da construção para o terreno da maneira correta, por isso, é muito importante que nesse momento você tenha um engenheiro qualificado ao seu lado para te ajudar nesse processo.
De maneira simplificada, as fundações podem ser classificadas em duas categorias: profunda ou superficial. O profissional é quem vai fazer todos os cálculos e decidir qual a melhor fundação para o seu caso.
Tipos de fundação superficial
Também conhecidas popularmente como fundação rasa ou direta, essa categoria de fundação não chega a mais que 3 metros. Por conta da escavação ser pequena, não é necessário a utilização de grandes máquinas e podem ser feitos quase todos de maneira manual.
Nesse tipo de fundação o peso é passado para o solo através das bases. Além disso, outra informação importante é que normalmente são construídas em concreto e aço, essa combinação é conhecida popularmente como concreto armado.
Existem quatro categorias principais de fundação superficial, vamos explicar um pouco mais sobre as características de cada uma delas:
Sapata corrida
Utilizada para distribuir peso em construções lineares, ela consiste em uma estrutura contínua de concreto que fica localizada embaixo das paredes da residência, dessa maneira, o peso é todo passado para as colunas.
Viga Baldrame
Essa é uma viga que é colocada logo abaixo das paredes e faz com que o peso seja distribuído por toda a casa, além disso, funciona como uma espécie de conexão entre as sapatas isoladas, dessa maneira, permitindo maior suporte para as colunas ou até mesmo para os pilares.
Sapata isolada
Essa é a maneira mais utilizada dentro da construção civil e também é o tipo de fundação mais simples dos dias atuais. No caso da sapata isolada, ela tem as dimensões próprias, ou seja, ela é personalizada de acordo com a necessidade.
Radier
A radier é bem similar a laje, a radier é uma placa de concreto protendido que tem as dimensões sempre iguais dentro de si. Dessa maneira, a casa toda é construída por cima e o peso é distribuído igualmente.
Tipos de fundação profunda
Diferente da fundação superficial, a profunda exige um escavamento muito maior e consequentemente necessita da ajuda de máquinas, vamos explicar mais sobre esse tipo fundação:
Estacas cravadas
Conhecida popularmente como “bate-estaca” possuem mais de três metros de profundidade e funcionam encaminhando o atrito lateral. Porém, deve ser utilizado em residências.
Estacas escavadas
As estacas cravadas não podem ser utilizadas em todos os métodos de construção, nesses casos, é necessário perfurar o terreno com broca, esse é o que chamamos de estacas escavadas.
Entre em contato conosco!
A Sannor preza por toda a transparência com seus clientes, entre em contato e saiba mais.