Turn Key

Entenda o que é Turn Key e quais são as suas vantagens na engenharia

A praticidade é uma das palavras-chave mais buscadas entre os consumidores. Na engenharia, isso não é diferente: os clientes estão sempre à procura de contratos que consigam oferecer facilidade e qualidade ao mesmo tempo. Para conseguir atender a essa demanda, foi criado o que chamamos de contratação de serviços turn key.

Esse é um termo inglês que talvez você não conheça, mas que vem ganhando espaço a cada ano na construção civil. Afinal, como citamos anteriormente, as pessoas querem cada vez mais velocidade e agilidade nos procedimentos. E nada melhor do que ficar livre dos problemas de uma obra.

O que é turn key?

O turn key (em português, “chave na mão”) tem esse nome por indicar um processo em que o cliente entrega totalmente a gestão, execução e o projeto na mão de uma determinada empresa. Ou seja, depois do momento em que assina o contrato fica longe da parte mais chata.

É, basicamente, um conceito de contrato utilizado, principalmente, por escritórios de engenharia e arquitetura. A principal característica desse tipo de contrato é a comodidade proposta para o contratante, já que a responsabilidade do serviço é inteiramente da empresa contratada.

Dessa forma, a consultoria, a elaboração do projeto, a infraestrutura para a obra, a implantação, a operação e a manutenção ficam sob a responsabilidade da empresa escolhida. Claro, o cliente passa os detalhes sobre o que necessita que o projeto contenha, a partir disso modelo é desenvolvido e depois deve ser aprovado.

Além disso, esse tipo de negócio também chama a atenção por dar a possibilidade de o contratante visualizar e analisar todas as etapas do projeto, o que assegura maior confiabilidade, além de oferecer outras vantagens. No modelo turn key o contratante fica tranquilo, aguardando a finalização das obras.

Como funciona esse processo?

Uma empresa que oferece contratos no estilo turn key precisa ter à disposição uma equipe de engenheiros e arquitetos especialistas, que têm como principal função se encontrar com o cliente e compreender quais são todas as necessidades e desejos dele. O objetivo principal é dar mais celeridade para o procedimento de construção ou reforma.

Desse modo, um orçamento será realizado e, posteriormente, partes mais detalhadas do projeto, como elaboração de desenhos e acabamentos, também serão selecionadas pelo contratante e aprovadas ou rejeitadas por ele. O modelo desenvolvido inicialmente poderá ainda ser ajustado, para ficar de acordo com os gostos de quem contrata o serviço.

Existem dois tipos de turn key

Esse modelo é divido em dois. O primeiro deles é o “Engineering, Purchase, Construction”, em português “Engenharia, Compra e Construção”. Nesse caso, a empresa compra os materiais e toca a obra. Assim, é preciso de mão de obra qualificada para a realização de todos os serviços.

Existe ainda o “Engineering, Purchase, Construction Management”, na tradução, “Engenharia, Compra e Gestão da Construção”. Nesse caso, a empresa contratada será a responsável pelo desenvolvimento do projeto, mas não irá executar a obra e sim controlar a equipe que fará isso, como por exemplo por meio da contratação de serviço terceirizado.

Principais vantagens em optar por um projeto turn key

Como já foi dito, o turn key possibilita uma série de vantagens que chamam a atenção de clientes, por isso é um modelo de construção que vem ganhando força nos últimos ano. Algumas delas são:

Não há a necessidade de fechar contrato com diversas empresas para segmentar o projeto. Apenas uma companhia ficará responsável por todos os serviços;

Desse modo, também é possível centralizar a fiscalização do trabalho, visto que apenas uma empresa estará envolvida. Ou melhor, essa fiscalização será feita pela própria empresa contratada, que saberá como cada etapa deve ser seguida;

A compra de materiais fica, também, sob responsabilidade da empresa contratada. Aliás, muitas pessoas sofrem nesse momento, já que nem sempre os fornecedores cumprem os prazos, o que muitas vezes acaba fazendo a obra ficar parada ou demorar mais do que o tempo planejado;

Se os serviços não são segmentados por companhias diferentes, as etapas do projeto continuam sendo. Isso possibilita maior comodidade financeira para o cliente, que acertará os valores com a contratada após o término de cada etapa;

Todos os serviços realizados seguem um mesmo padrão, o que é muito importante para a qualidade de uma construção. Isso vale principalmente para os acabamentos, que devem ser feitos com muito cuidado;

Oferece maior agilidade para a conclusão das obras, já que logo após o fim de uma das etapas outra já é iniciada. Assim, o proprietário não precisa ficar buscando por profissionais individuais para cada uma das etapas.

Vale a pena contratar o sistema turn key?

Por tudo o que você já viu, podemos afirmar que o modelo turn key realmente vale a pena, principalmente para empreendimentos corporativos ou pessoas que não possuem muito tempo para controlarem o andamento de uma construção.

Com o sistema turn key na engenharia é possível ainda economizar recursos, já que os materiais serão comprados de acordo com as necessidades, evitando desperdícios. Como o nome já diz, o cliente não precisará se preocupar até o momento de receber as chaves.

Como escolher uma empresa para fechar um contrato de turn key?

Para fechar um contrato de turn key na engenharia, é preciso, antes de mais nada, pesquisar para ter certeza de que você estará entregando os seus objetivos nas mãos de uma empresa competente e qualificada. Nem sempre aquela que oferece o preço mais baixo é a que possui os melhores profissionais.

A Sannor é um ótimo exemplo de empresa que oferece contratos de turn key e que está completamente preparada para te atender de forma prática, especializada e ágil. Estamos há anos no mercado e contamos com profissionais qualificados para os mais diversos serviços.

Para saber mais informações, esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, entre agora mesmo em contato conosco e conte com serviços de alta qualidade! Seremos seu parceiro do momento de projetar a obra até a entrega das chaves.